No dia 22 de agosto de 2025, a Prefeitura de Colinas do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência e Assistência Social, realizou no Instituto Federal do Tocantins (IFTO) o Workshop Regional: Empoderamento e Sensibilização para o Enfrentamento da Violência Contra a Mulher. A iniciativa integrou a programação do ?Agosto Lilás?, campanha nacional de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, reforçando a importância da união entre poder público, sociedade civil e instituições de justiça no enfrentamento dessa realidade, transformando silêncio em voz, dor em resistência e esperança em caminho.
A solenidade contou com a composição da Mesa de Honra formada por Dr. Wyly Rêgo, Procurador Jurídico do município; Valdirene Lopes, Secretária Municipal de Assistência Social; Erionete Torres que representou Luciana Matos, Secretária Regional Norte III e Secretária de Assistência Social de Colméia; Dra. Sara Lillian, Delegada da 3ª DEAM de Araguaína; Leilanes Nascimento dos Santos, representante da sociedade civil; e Dr. Caleb de Melo Filho, Promotor de Justiça da 1ª Promotoria de Justiça de Colinas. Em posição de respeito, foi entoado o Hino Nacional Brasileiro, seguido por um momento de oração e reflexão conduzido pela neuropsicopedagoga e pastora Elite Oliveira.
Na abertura, fizeram uso da palavra a Secretária Municipal de Assistência Social, Valdirene Lopes, e o Procurador Jurídico do Município, Dr. Wyly Rêgo. A programação seguiu com a apresentação cultural da Fanfarra Municipal, regida pelo maestro Gabriel Macedo, que executou a música ?Hoje Eu Recebi Flores?, além da leitura do poema ?Silêncio que Grita?, de Luciana Marques. A Palestra Magna foi ministrada pela Delegada Sara Lillian, da 3ª DEAM de Araguaína, que também abriu espaço para diálogo e perguntas dos participantes.
O evento contou ainda com a exibição do vídeo institucional ?Diga Não à Violência?, apresentação musical da cantora Nayala Tavares e um coffee break de integração. O Workshop Regional se consolidou como um espaço de reflexão, aprendizado e mobilização em prol da construção de uma sociedade mais justa, em que as mulheres possam viver com dignidade, respeito e segurança.