builderall

A vacina contra a Covid-19 foi incluída no Calendário Nacional de Vacinação para idosos com mais de 60 anos e para gestantes, conforme atualização feita pelo Ministério da Saúde e enviada aos estados brasileiros em dezembro de 2024. Anteriormente, esses grupos estavam inseridos nas campanhas de imunização como parte dos públicos prioritários.


 Agora, as doses contra a Covid-19 serão aplicadas de forma regular nas salas de vacinação. Para os idosos, a recomendação é que recebam uma dose a cada seis meses, independentemente da quantidade de doses anteriores. Já para as gestantes, a vacinação deve ocorrer em qualquer momento da gestação e em cada nova gestação, também independentemente das doses previamente recebidas.


 A meta de vacinação para esses públicos é de 90%, seguindo a mesma meta estabelecida para as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, que também passaram a ter a vacina contra a Covid-19 no calendário de vacinação. Para as gestantes com menos de 12 anos, serão oferecidas duas opções de vacina: Moderna (Spikevax) e Pfizer (Comirnaty). Já para as gestantes com 12 anos ou mais, estão disponíveis três vacinas: Moderna (Spikevax), Pfizer (Comirnaty) e Serum/Zalika. A mesma estratégia será adotada para a população idosa. 


Os grupos especiais, como pessoas vivendo em instituições de longa permanência, imunocomprometidos, indígenas, quilombolas, puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade, entre outros, continuarão sendo considerados prioritários. A vacinação para esses grupos deve ocorrer da seguinte forma: para pessoas de 5 a 11 anos, será aplicada uma dose da vacina Pfizer (Comirnaty) ou Moderna (Spikevax), independentemente das doses anteriores. Para pessoas a partir de 12 anos, será aplicada uma dose das vacinas Pfizer (Comirnaty), Moderna (Spikevax) ou Serum/Zalika, também independentemente das doses anteriores. Para os imunocomprometidos, o esquema vacinal é diferente: pessoas de 5 a 11 anos devem receber três doses do esquema primário, com intervalos de quatro semanas entre a primeira e a segunda dose e oito semanas entre a segunda e a terceira. 


Pessoas a partir de 12 anos imunocomprometidas devem receber três doses do esquema primário, conforme a disponibilidade das vacinas. Após o esquema primário, as pessoas imunocomprometidas deverão receber duas doses de reforço a cada seis meses. Além disso, desde 1º de janeiro de 2024, a vacina contra a Covid-19 também faz parte do calendário de vacinação para crianças de 6 meses a menores de 5 anos. O esquema vacinal para essa faixa etária é de três doses: a primeira aos 6 meses, a segunda com intervalo de quatro semanas e a terceira após oito semanas. As crianças que já receberam as três doses não precisam de doses adicionais. 


Para se vacinar, os pais ou responsáveis devem agendar a vacinação na Unidade Básica de Saúde mais próxima, garantindo o uso correto das doses e evitando desperdícios. A inclusão da vacina contra a Covid-19 no Calendário Nacional de Vacinação reforça o compromisso do Ministério da Saúde com a proteção da população, especialmente dos grupos mais vulneráveis.