builderall


Provas serão aplicadas entre 27 de outubro e 7 de novembro para estudantes do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio - Foto: Crédito: Divulgação Seduc/Governo do Tocantins


O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), incentiva a participação dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), ferramenta que busca fortalecer a educação no Brasil, promovendo melhorias contínuas e garantindo maior equidade e qualidade no ensino.


Este ano no Tocantins, as provas serão aplicadas entre os dias 27 de outubro e 7 de novembro, para todas as escolas públicas. A participação dos estudantes, professores e equipes escolares é fundamental para que os resultados sejam precisos de acordo com a realidade do ensino e aprendizagem no estado.


Os estudantes serão avaliados em Língua Portuguesa e Matemática, e o desempenho e informações coletados sobre o ambiente escolar, ensino e aprendizagem são essenciais para compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede a qualidade do ensino nas escolas e redes de ensino. 


Emerson Azevedo Soares, da Gerência de Elaboração de Itens e Análise dos Resultados de Avaliação e Indicadores Educacionais da Seduc, destaca que a participação dos estudantes é mais que um simples teste. ?É um ato de responsabilidade social e cidadã, pois quando o estudante participa da avaliação com compromisso, ele contribui diretamente para a construção de uma educação pública melhor para todos?, destacou.


O Saeb é mais que uma ferramenta de avaliação, ele orienta a formulação de políticas públicas educacionais, a distribuição de recursos e o planejamento de ações pedagógicas. Com base nos resultados, é possível identificar pontos fortes, áreas que precisam de reforço e oportunidades de melhoria tanto nas escolas quanto nas redes de ensino.


Dicas para garantir a participação dos estudantes

No dia do exame, acalmar os estudantes para que realizem as provas de forma tranquila, lendo as instruções dos cadernos de provas; gerenciar o tempo de aplicação da avaliação. Antes da aplicação do exame, mobilizar e engajar os estudantes e suas famílias no processo de ensino e aprendizagem, incentivando a participação dos estudantes no dia da prova, visto que, quanto maior a taxa de participação, mais representativos e confiáveis são os dados obtidos.


Aos estudantes, recomenda-se:


Para os diretores, professores e equipe escolar


Para as famílias



Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins