A Prefeitura de Colinas do Tocantins promoveu por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, nos dias 27 e 28 de agosto de 2025, no Centro de Atividades Complementares Profª. Iolanda Coelho de Castro Ferreira, a Conferência Regional dos Direitos Humanos de Colinas, que teve como tema central: ?Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos: consolidar a democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas?. O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito Josemar Carlos Casarin, o vice-prefeito José Batista Ferreira, a secretária municipal de Assistência Social, Valdirene Pereira Lopes, Romeu Aloísio Feix, representante do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos do Tocantins (CEDDH-TO), Dr. Girley Carvalho Santos, presidente da Subcomissão de Direitos Humanos da OAB ? Subseção de Colinas do Tocantins, Myriam Nydes Monteiro da Rocha, representante do Instituto Socioeducativo Fabiano de Cristo, e Maria de Lourdes Lima Vieira, representante da sociedade civil.
A abertura da conferência foi marcada por um devocional ministrado pelo Pastor José Wilson da Silva, seguido da execução do Hino Nacional Brasileiro e de uma apresentação cultural das alunas do CMAC, com a coreografia ?As Cozinheiras?, sob orientação da professora de balé Marla Cristina. Em seguida, as autoridades presentes manifestaram sua satisfação com a realização do evento e destacaram sua importância para o fortalecimento das políticas públicas de direitos humanos na região. Logo após, foi realizada a Palestra Magna proferida pelo professor Romeu Aloisio Feix, graduado em Filosofia, especialista em Ciências Políticas, mestre em Ciências do Ambiente, coordenador estadual da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH) e atual presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, que apresentou reflexões relevantes sobre democracia, cidadania e direitos fundamentais.
No segundo dia, as atividades tiveram início com o credenciamento dos participantes e um café da manhã. Em seguida, Evelyn da Frota realizou a leitura do regimento interno e conduziu as orientações sobre a dinâmica dos trabalhos, que foram organizados em seis eixos de discussão coordenados por Luciana Marques, Alsira, Poliana, Nágila, Rachel e Cíntia Santiago. Após os debates, foram selecionadas e votadas as propostas elaboradas pelos grupos, bem como definidos os 13 delegados que representarão Colinas do Tocantins e região na Conferência Estadual de Direitos Humanos.
O encerramento contou com um coffee break e com as falas das secretárias municipais de Assistência Social de Pedro Afonso e de Colinas, Valdirene Lopes, que agradeceram a presença de todos os participantes e destacaram o resultado positivo do evento, reafirmando o compromisso coletivo em consolidar a democracia, resistir a retrocessos e avançar na garantia de direitos para toda a população.