
As ações da Campanha Agosto Verde de prevenção e controle da leishmaniose continuam em Colinas (TO). A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, tem desenvolvido diversas ações na rotina dos serviços para a melhoria da saúde da população. Durante todo o mês, a Diretoria de Vigilância em Saúde e do Núcleo de Controle de Zoonoses leva informações sobre a doença e como proteger os animais.
Na última terça-feira, 24, a médica veterinária Anna Karollyne e a enfermeira e diretora de Vigilância em Saúde, Kívya Vasconcelos, estiveram na Rádio Líder FM, levando orientações sobre a leishmaniose visceral.
?A Leishmaniose Visceral, conhecida popularmente como calazar, é uma zoonose causada por protozoários. Doença crônica, debilitante, que pode levar ao óbito se não tratada?
A transmissão é pela picada do mosquito palha. O mosquito se reproduz na matéria orgânica em decomposição (fezes de animais, folhagens, frutos, restos de comida).
Os cães são reservatórios da doença no ambiente urbano. Uma vez infectados permanecem parasitados, pois não há cura para os animais.
Sintomas em humanos
Sinais e sintomas nos seres humanos: febre prolongada, fraqueza, emagrecimento gradual, palidez, aumento do fígado e baço (hepatoesplenomegalia), anemia, icterícia entre outros.
Prevenção:
- Limpe seu quintal, retirando excesso da matéria orgânica;
- Faça a poda das árvores para aumentar a exposição solar no quintal (o mosquito gosta de áreas úmidas e sombreadas);
- Evite se expor nos horários de maior atividade do mosquito (entardecer e durante a noite);
- Se está mais exposto ao mosquito (trabalha no campo, gosta de fazer trilhas ou passeios próximos a matas), use repelente, camisa comprida, calças e sapatos fechados;
- Use telas nas janelas e portas para evitar entrada do mosquito no intradomicílio;
Cuide do seu cãozinho de estimação. Além de água e comida, os animais necessitam de acompanhamento veterinário. Fique atento à saúde deles, utilize métodos de prevenção ao mosquito, como coleiras e sprays repelentes. Na suspeita da doença leve-o ao NCZ para realizar o teste rápido gratuitamente.