
Em Colinas (TO), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde está intensificando as ações de enfrentamento ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e vírus zika. Os Agentes de Combate às Endemias (ACE), estão visitando as casas, e orientando a população quanto a limpeza dos quintais e no dia 08 de julho, começa a campanha: ?Arrastão contra o mosquito?, o primeiro bairro a ser visitado pelas equipes é o Estrela do Norte.
De acordo com a coordenadora da Vigilância epidemiológica, Jordânia Terezan, este ano já foram registrados 144 focos do mosquito, em quintais de residências. ?Só iremos combater o mosquito se toda a comunidade colaborar. O acúmulo de água nos recipientes, pode atrair o mosquito, que deposita ovos, se transformando em larvas rapidamente. Outros cuidados são com reservatórios de água sem tampa (cisternas) ?, explicou.
A coordenadora orienta que famílias que possuem caixa d?água devem manter fechadas. Quem tem plantas em casa, não pode esquecer de colocar areia nos pratinhos e garrafas e baldes devem ser guardados de cabeça para baixo.
Mais focos
Além das residências, em Colinas, foram encontrados 13 focos no comércio, 03 em terrenos baldios e 12 em outros lugares.
Os Agentes visitam periodicamente os pontos estratégicos, que são borracharias, oficinas e leilões.
Doenças
O mosquito Aedes pode transmitir várias doenças, entre elas, a febre do Chikungunya, o Zika Vírus e a Dengue.
Em 2020 foram registrados 91 casos, no município. Este ano, já foram notificados 114 casos destas doenças. Destes, três foram de dengue hemorrágica.