builderall









A Prefeitura de Colinas (TO), por meio da Secretaria de Saúde conta com o Laboratório de Entomologia, que trabalha com a Vigilância das Doenças Transmitidas por Vetores, entre elas, doença de Chagas e as Arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya). Além disso, realiza a vigilância de espécies de animais peçonhentos, atuando na identificação, classificação, captura e busca ativa de escorpiões, lagartas lonomias, aranhas, carrapatos entre outras.


?Nesse período chuvoso além da nossa preocupação com a eliminação dos criadouros do Aedes Aegypti, também nos preocupamos com o aumento de animais peçonhentos como escorpiões e aranhas, pois os mesmos acabam procurando abrigo dentro das residências e podem facilmente provocar um acidente?, pontuou a Diretora de Vigilância em Saúde, Kívya Borges Vasconcelos.


?São escorpiões de importância médica: o Tityus serrulatus, Tityus stigmurus, Tityus bahiensis, Tityus obscurus, até o momento nenhum destes foi notificado no município de Colinas, mas estamos sempre vigilantes. ? Esclareceu o Técnico de Entomologia, Rony Peterson Silva dos Santos e continuou pontuando:


?Amontoados de tijolos, telhas, madeiras, entulhos e restos de materiais de construção em geral, além de galhadas, folhas caídas, grama alta costumam ser os locais que mais realizamos capturas de escorpiões e aranhas, por isso o morador deve manter seu quintal sempre limpo?.


Algumas atitudes importantes para evitar a ocorrência de escorpiões:


- Não deixe acumular lixo e entulho nos quintais e jardins;

- Evite restos de obras e materiais de construção próximo à residência;

- Coloque o lixo em sacos plásticos fechados para evitar baratas e outros insetos que são fonte de alimento para os escorpiões;

- Evite folhagens densas como plantas ornamentais, trepadeiras, arbustos, bananeiras junto a paredes e muros das construções.


O que fazer se encontrar um escorpião em minha casa?


- Se o morador possuir habilidade para realizar a captura de forma segura, após a captura levar a espécie até a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa, para que a equipe de vigilância seja acionada para identificação, orientação e vistoria no domicílio;


- Caso não consiga fazer a captura do animal observado, comunique o ocorrido ao Laboratório de Entomologia para receber orientações e vistoria no domicílio. Contato: 63. 98417 8773 ou 63. 99232 8278.

Em caso de acidente com animais peçonhentos, lave o local da picada com água e sabão e procure imediatamente a Unidade de Saúde ou Hospital mais próximo de sua residência e se possível leve a espécie capturada para melhor diagnóstico e tratamento médico.