builderall


Profissionais de Saúde de Colinas (TO) participam de capacitação entre os dias 14 e 21 deste mês, sobre as doenças hanseníase e tuberculose. As orientações são necessárias, para que os profissionais ajudem a população a detectar sintomas e com isso, reduzir casos no Município. 


A capacitação será ministrada pela enfermeira Sandra Reis. Vão participar enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, agentes comunitários de saúde, odontólogos e auxiliares de saúde bucal. 


Casos no Município 


No município, existe um número pequeno das doenças; oito casos de hanseníase e seis de tuberculose. ?Mas, mesmo assim é preciso que as equipes estejam vigilantes para ajudar no diagnóstico de possíveis novos casos, e também para ajudar no tratamento?, destacou a coordenadora da Vigilância epidemiológica, Jordânia Terezan. 


A coordenadora explicou também que quanto mais cedo descobrir a doença, mais fácil é o tratamento. Qualquer alteração na pele, como manchas, a pessoa deve procurar uma Unidade Básica de Saúde?.


Doenças 


A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa causada por uma bactéria (bacilo de Hansen) transmitida pelo contato íntimo e prolongado com pessoas infectadas sem tratamento e através de secreções das vias respiratórias (nariz e boca).


A tuberculose é uma doença infectocontagiosa e endêmica, provocada pelo Mycobacterium tuberculosis, bacilo de Koch e pode atingir quase todos os tecidos do corpo, como por exemplo, os pulmões.