21/10/2011

Companhia de Dança de Colinas participa de festival em Belém

A Companhia de Dança de Colinas participa do tradicional Dança Pará Festival, o maior evento de dança da região Norte e o maior concurso de dança do Norte-Nordeste. O festival começa hoje e vai até o dia 26.
Ascom

A Companhia Municipal de Dança de Colinas participa da 20ª Edição do Dança Pará Festival, o maior evento de dança da região Norte e o maior concurso de dança do Norte-Nordeste. O festival ocorre em Belém, até a próxima quarta-feira, dia 26. Nesse período, profissionais da dança nacional e internacional participam do evento, cerca de 100 companhias de dança e de, aproximadamente, 40 mil pessoas nos locais do evento: Memorial dos Povos, Estação das Docas e Instituto de Artes do Pará (IAP).

Os integrantes da Companhia viajaram nesta quinta-feira e vão participar hoje, dia 21, às 17h30, do Desfile Show, apresentando os uniformes e as malhas de dança da Companhia. O desfile será realizado no Coliseu das Artes.

Amanhã, dia 22, a Companhia participa da Expodança e Instalação Cênica, também no Coliseu das Artes, a partir das 17 horas. No domingo, dia 23, no Teatro Maria Sylvia Nunes, Estação das Docas, o grupo colinense apresentará a coreografia “O Crepúsculo das Andorinhas”, um ballet clássico que é o mais novo trabalho coreográfico do coordenador e professor Dennis Rodrigues.

Dia 24, segunda-feira, a Companhia se apresentará novamente no palco do teatro, participando da competição de jazz, com o trabalho “Love and Magic”. Na terça-feira, dia 25, os bailarinos participam de cursos com grandes profissionais do país e do exterior, no Instituto de Artes do Pará (IAP).

No último dia do festival, 26, quarta-feira, a Companhia de Dança de Colinas participa da mostra competitiva no gênero ballet clássico livre, com a coreografia “O Chamego da Roça”.

O diretor de Cultura do Município, Marceli Rodrigues, afirma que a participação da Companhia no festival é uma forma que os integrantes do grupo obtenham conhecimento na sua área, além de se desenvolverem profissionalmente.

De acordo com o prefeito José Santana Neto, a atual gestão busca o desenvolvimento cultural do município, tanto na promoção de eventos como na participação de eventos culturais e artísticos no Tocantins e em outros Estados.

Festival

O Dança Pará Festival é uma realização da Cia. de Arte Produções, tendo à frente o produtor cultural Darley Quintas e o coreógrafo Maurício Quintairos. O festival é reconhecido e cadastrado pela Fundação Nacional da Arte (Funarte) – Ministério da Cultura, Conselho Internacional de Dança – Unesco (CID/UNESCO).

O Festival procura estimular os participantes ao desenvolvimento socioeducativo e aprimoramento técnico por meio do intercâmbio com profissionais renomados e da interação com o público. Durante seis dias, serão realizadas mostras de dança e competitivas, palestras, fórum de debates, lançamento de livro, wokshops, Vídeo Dança, Expô Dança, Prêmio Dança Pará e Noite dos Campeões.

As apresentações das companhias convidadas e do concurso são das modalidades Baby Dance, Terceira Idade, Dança Para Pessoas com Deficiência, Ballet de Repertório, Folclore/Popular, Jazz, Ballet Clássico, Sapateado, Dança de Salão, Dança de Rua, Contemporânea e Gospel. Já os workshops ocorrerão no dia 25, no Instituto de Artes do Pará.

Programação da Companhia de Dança de Colinas do Tocantins

21/10 – Desfile Show, 17h30, Coliseu das Artes.

22/10 – Expodança e Instalação Cênica, 17 horas, Coliseu das Artes.

23/10 – apresentação “O Crepúsculos das Andorinhas”, Teatro Maria Sylvia Nunes, Estação das Docas.

24/10 – competição de jazz, com o trabalho “Love and Magic”, Teatro Maria Sylvia Nunes, Estação das Docas.

25/10 – participação em cursos, no Instituto de Artes do Pará (IAP)

26/10 – mostra competitiva, gênero ballet clássico livre, coregografia “O Chamego da Roça”, Teatro Maria Sylvia Nunes, Estação das Docas.

© 2009-2012. Prefeitura de Colinas do Tocantins. Todos os direitos reservados.
Avenida Presidente Dutra, nº 263 - Centro - Colinas do Tocantins - CEP: 77760-000
Telefone: 0800 648 3008 - (63) 3476-7000 - contato@colinas.to.gov.br
Horário de funcionamento: 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira